Estereoquímica - Ensino Superior
Vídeos
Luz polarizada e atividade óptica | Química Orgânica | Química 3D
Essa animação aborda os fenômenos da polarização da luz e da atividade óptica. Ela mostra o comportamento da luz ao passar por filtro polarizador e como a passagem por um tubo contendo uma substância opticamente ativa desvia a luz polarizada.
Idioma: sem narrador
Legenda automática em português: --
Tempo de duração: 00:59 minutos
Química orgânica: enantiômeros de um estereocentro
O composto orgânico 2-bromobutano, que possui apenas um carbono assimétrico (centro quiral), é utilizado para explicar o conceito de enantiômeros: duas moléculas que são uma a imagem espelhada da outra.
Idioma: inglês
Legenda automática em português: sim
Tempo de duração: 02:34 minutos
Isomeria óptica | Universidade de Surrey
O estudo da estereoquímica permite compreender a isomeria óptica. Alguns compostos quirais são enanciômeros e suas imagens espelhadas não se sobrepõem. Enanciômeros possuem propriedades físicas idênticas, mas têm reatividade química diferente. A talidomida, um medicamento usado para combater enjoos em grávidas, exemplifica os riscos de não analisar os efeitos de cada isômero óptico. Seu efeito foi devastador causando o nascimento de crianças com deformidades.
Idioma: inglês
Legenda automática em português: não
Tempo de duração: 02:24 minutos
Introdução ao isomeria óptica e quiralidade
Este vídeo explora a isomeria óptica e a quiralidade, iniciando com exemplos do nosso cotidiano e seguindo com moléculas. Para que uma molécula orgânica seja quiral ela precisa conter pelo menos um carbono assimétrico, ou seja, um carbono em que estão ligados quatro grupos diferentes. A importância da quiralidade na química e a sua influência nas propriedades e comportamentos das moléculas é ilustrado com a carvona e a talidomida.
Idioma: inglês
Legenda automática em português: sim
Tempo de duração: 08:32 minutos
Rotação óptica de açúcares – quiralidade
A quiralidade das moléculas dos açúcares sacarose, glicose e frutose é demonstrada utilizando filtros polarizadores. É ressaltado que apesar da molécula do dissacarídeo sacarose ser composta por uma unidade de frutose (fortemente levogira) e outra de glicose (levemente dextrogira) ela é dextrogira.
Obs: a sigla OHP no início do vídeo significa retroprojetor.
Idioma: inglês
Legenda automática em português: sim
Tempo de duração: 4:01 minutos
Fórmulas de projeção de Newman e de cavalete
Existem várias formas de representar uma molécula. As projeções de Newman e de cavalete são formas úteis para a compreensão das conformações moleculares auxiliando no estudo da estereoquímica, por exemplo. A projeção de Newman permite visualizar a conformação de moléculas a partir da perspectiva frontal. Já a projeção de cavalete desloca ligeiramente o ponto de observação da molécula permitindo a visualização da ligação entre os carbonos.
Idioma: inglês
Legenda automática em português: sim
Tempo de duração: 3:43 minutos
Projeção de Fischer
A projeção de Fischer é uma representação bidimensional muito útil para a química orgânica e a bioquímica. Nela a quiralidade de cada carbono assimétrico é determinada e portanto a análise dos estereoisômeros (estereoquímica) é facilitada. O vídeo mostra de forma detalhada as regras utilizadas para desenhar a projeção de Fischer das moléculas. RECOMENDAMOS utilizar a legenda revisada.
Idioma: inglês
Legenda automática em português: sim
Tempo de duração: 7:49 minutos