Ligações químicas 

Ligações Químicas - Ensino Fundamental



Vídeos


Ligações químicas 


Os átomos buscam estabilidade através de ligações químicas, seguindo a "Regra do Octeto" para alcançar oito elétrons na camada de valência. A ligação iônica ocorre entre metais e não-metais e envolve a transferência de elétrons de um átomo para o outro. Já a ligação covalente se dá entre não-metais que compartilham elétrons. Esses princípios são fundamentais para entender a estabilidade dos átomos e a formação de substâncias químicas e também para compreender as propriedades da matéria. 


Idioma: português

Legenda automática em português: sim

Tempo de duração: 5:09 minutos



Tipos de ligações químicas


Na química, as partículas se unem por meio de três tipos de ligações químicas: iônica, covalente e metálica. A ligação iônica envolve a transferência de elétrons entre elementos metálicos e não metálicos, formando íons, cátions e ânions. Compostos iônicos são sólidos cristalinos e conduzem eletricidade quando dissolvidos em água. A ligação covalente ocorre entre elementos não metálicos e há compartilhamento de elétrons para formar moléculas. Essas substâncias geralmente são líquidas e gasosas com baixos pontos de fusão. A ligação metálica leva à formação de um "mar" de elétrons compartilhados entre os elementos metálicos, conferindo propriedades condutoras e outras características físicas únicas aos metais.


Idioma: inglês

Legenda automática em português: sim

Tempo de duração: 4:50 minutos



Ligações químicas: iônicas e covalentes


A "Regra do Octeto" dita que os átomos necessitam de oito elétrons em sua camada de valência para se tornarem estáveis. Essa estabilidade é obtida através das ligações químicas. Um exemplo é a ligação iônica que ocorre quando elétrons são transferidos de metais para não-metais, formando íons com cargas opostas. Outros exemplos são as ligações covalentes que envolvem o compartilhamento de elétrons e ocorrem entre não-metais. Essas ligações formam uma incrível variedade de compostos.


Idioma: inglês

Legenda automática em português: sim

Tempo de duração: 4:30 minutos



Ligações covalentes explicada em compostos não metálicos


A ligação covalente ocorre quando átomos não metálicos compartilham elétrons para alcançar a estabilidade. As ligações covalentes são fortes devido à atração entre os núcleos positivos dos átomos e os elétrons negativos compartilhados. Existem três tipos de substâncias contendo ligações covalentes: compostos covalentes simples (ex: hidrogênio), compostos covalentes gigantes (ex: diamante e grafite) e polímeros (ex: polietileno).


Idioma: inglês

Legenda automática em português: sim

Tempo de duração: 4:10 minutos